domingo, 8 de junho de 2014

PRIMEIRO MESTRE - PICASSO

Pablo Picasso, no que remete à arte e a movimentos artísticos, é provavelmente a figura mais importante do século XX. Ainda antes dos 50 anos de idade, Pablo Picasso era já o maior nome da moderna arte, dono do mais distinto estilo e capacidade criativa.



A sua carreira artística desdobrou-se ao longo de 7 décadas, ficando mais conhecido pela sua introdução ao Cubismo. A sua visão de arte era considerada muito à frente para o seu tempo, mas os seus trabalhos vieram a influenciar inúmeros artistas.  

Com o Cubismo, Picasso apresentou ao mundo uma visão de arte totalmente nova, que no início não terá sido muito bem aceite. Em vez de apresentar a arte sob uma visão bi-dimensional, o Cubismo apresenta uma visão ampla relativamente a dimensões e ângulos. 


"Três Mulheres" (1908), Pablo Picasso

Óleo sobre tela - cubismo




"Les Demoiselles d’Avignon" (1907), Pablo Picasso

A obra que modificou a história da pintura no século 20. Na época, provocou choque geral por causa da ousadia.
Óleo sobre tela - pré-cubismo



"Maternidade", óleo - cubismo abstracto

by, Pablo Picasso



“Everything you can imagine is real.” 


Pablo Picasso

("Guernica", a trágica e clássica obra do pintor cubista Pablo Picasso – nasceu das impressões causadas no artista pela visão de fotos retratando as consequências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, anteriormente capital basca, durante a Guerra Civil Espanhola, em 26 de Abril de 1937.)



"El Beso" (O Beijo - 1969), de Pablo Picasso. Criado pelo pintor quando vivia em Mouguin; quando conheceu a sua útlima esposa, Jacqueline Roque.


"Blue Nude" é das mais antigas obras primas de Pablo Picasso.

Foi criada em 1902, na altura em que o Pablo Picasso chorava a morte trágica do seu grande amigo. É um dos seus trabalhos do período azul, e exemplificou, indubitavelmente, o seu talento, enquanto se cingia a uma única cor.

Esta obra retrata uma mulher nua, abraçada aos seus joelhos, como se tentasse regressar no tempo, na busca de segurança e conforto.  Picasso utilizou apenas diferentes tons de azul - claros e escuros - para criar o impacto desejável.



"The Old Guitarist" foi pintado em 1903, após a morte do grande amigo Casagemas.

Durante este período, o artista dedicou a sua arte aos menos afortunados, e pintou diversas telas que retratavam a miséria dos pobres, dos doentes, dos rejeitados pela sociedade. Sabia o que era a miséria, tendo ele mesmo sofrido dessa mesma maleita durante um determinado período.

Esta tela foi pintada em Madrid e o estilo meio distorcido mostra reminiscências dos trabalhos de El Greco.



"Three Muscians" é uma obra imensa, com mais de 2 metros da largura e altura. Dá a ideia de uma colagem, dentro do estilo cubista.
É o retrato de três músicos, numa imagem achatada, colorida, de figuras abstractas, num quarto em forma de caixote. À esquerda temos um clarinetista, ao centro um guitarrista e à direita um cantor que segura pautas musicais.



"Girl Before Mirror" foi pintado em Março de 1932.

Esta obra evoca a imagem da vaidade numa visão cubista. É considerado um dos seus trabalhos eróticos, tendo provocado reacções bem diversificadas a diferentes críticos de arte.

A jovem que serviu de modelo a esta obra tinha por nome Marie-Thérèse Walter, e foi retratada inúmeras vezes por Picasso durante a década de 30.



"Le Rêve" é um quadro a óleo, pintado em 1932, por Pablo Picasso, na altura com 50 anos de idade. 

Mais um retrato da sua amante, a jovem Marie-Thérèse Walter. Diz-se que terá sido pintado numa única tarde - de 24 de Janeiro de 1932.

Pertence a um período do cubismo com tendência de fauvismo.

O conteúdo erótico desta obra tem sido referido vezes sem conta. Vários críticos referem que Picasso retratou um pénis erecto - possivelmente o seu - na parte superior da face da jovem.



"Death Of The Toreador"

Ao centro da imagem, Picasso retrata um cavalo cinzento em pânico, que contrasta com o vermelho do sangue no momento da morte do toureiro.

Quase não se percebe que o cavalo também está a morrer, uma vez que as vísceras deste estão igualmente retratadas a cinzento. O espectáculo de sangue é omitido pelo vermelho da capa do toureiro. 

Esta utilização da cor cria uma forte sensação de energia violenta, de movimento e morte.

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