terça-feira, 24 de junho de 2014

“QUANDO SINTO UMA TERRÍVEL NECESSIDADE DE RELIGIÃO, SAIO À NOITE PARA PINTAR AS ESTRELAS.” Vincent Van Gogh

Vincent Willem Van Gogh foi um pintor pós-impressionista neerlandês. É considerado um dos maiores pós-impressionistas de todos os tempos. Nasceu em Zundert a 30 de Março de 1853, e faleceu em Auvers-sur-Oise a 29 de Julho de 1890.


Vincent Van Gogh em um dos seus Auto-retratos


A vida de Van Gogh ficou marcada por uma série de fracassos: não constitui família, não foi capaz de se manter economicamente, não foi capaz de manter uma vida social. Ao 37 anos faleceu, vítima de uma doença mental que o levou ao suícidio.

Tornou-se verdadeiramente notório devido a uma exibição póstuma dos seus trabalhos em Paris a 17 de Março de 1901.

É considerado um dos pioneiros na ligação do impressionismo com o modernismo, sendo a sua influência reconhecida em variadas tendências artísticas do século XIX - expressionismo, fauvismo e abstraccionismo.

Filho de um pastor da Igreja Reformista Neerlandesa (calvinista) - Theodorus - e de Anna cornélia Carbentus, Vincente recebeu o nome do seu avô paterno, que faleceu ainda antes de ele nascer. Pensa-se que estes factos tenham influenciado certos aspectos da sua personalidade, bem como determinadas características dos seus trabalhos (como, por exemplo, a utilização de pares de figuras masculinas).

Vincent era um de seis irmãos: Theodorus (Theo), Cornelius (Cor), Elizabeth, Anna e Willemina (Will). Revelou ser uma criança séria, quieta e introspectiva. Ao logo dos anos desenvolveu uma estreita amizade com o irmão mais novo Theo. Existe uma vasta correspondência mantida entre Theo e Vincent, que foi preservada e publicada em 1914, trazendo a público inúmeros detalhes da vida privada do pintor, bem como de sua personalidade. É através dessas cartas que se sabe que foi Theo quem suportou financeiramente o irmão durante a maior parte da sua vida.

Possivelmente uma das maiores influências artísticas sentidas nos trabalhos de Vincent Van Gogh será a de Paul Gauguin. Van Gogh e Gauguin conheceram-se me Paris, em Novembro de 1887, no exibição de arte "Impressionists of The Petit Boulevard", organizada por Vincent.



Paul Gauguin



Em Fevereiro de 1888, Van Gogh decidiu mudar-se para Arles no sul de França e dar início ao que ele chamou O Estúdio do Sul. Era suposto que fosse uma espécie de colónia de artístas, onde estes pudessem trabalhar juntos, sendo motivo de inspiração uns para os outros. Sendo um negociador de arte, o seu irmão Theo acordou em tentar vender alguns dos trabalhos destes artistas.

De forma a persuadir o Gauguin a mudar-se para O Estúdio do Sul, Theo ofereceu uma pensaõ de 250 francos mês em troca de um dos quadros de Gauguin por cada um dos meses que lá ficásse. Vincente pintou girassois para decorar o quarto do Gauguin. Estes girassois tornar-se-iam mais tarde uma das suas marcas.





A 23 de Dezembro de 1888, num momento de insanidade, Van Gogh perseguiu Gauguin com uma faca, ameaçando-o de morte. Nesse mesmo dia, quando Van Gogh regressou a casa cortou um pedaço do lóbulo da sua orelha e ofereceu-o a uma prostituta, como se fosse uma prenda. Gauguin partiu imediatamente de volta a Paris.


Os moradores de Arles fizeram uma petição para conseguir o internamento de Van Gogh no hospital local, de onde ele foi transferido para a clínica privada de Saint-Remy-de-Provence. 

Van Gogh e Gauguin continuaram a comunicar através de carta. Mas mesmo depois de separados os caminhos dos dois artistas, nenhum dos dois conseguiu escapar às influências do outro. Os trabalhos de Gauguin começar a reflectir nuances de vertente religiosa depois do seu convívio com Van Gogh. Também adoptou mais as cores vivas, em especial o amarelo, bem como pinceladas mais espessas - tal como Van Gogh. 

Por sua vez, Van Gogh adoptou a técnica de Gauguin: pintar de memória. Tal fez com que os seus trabalhos se tornassem mais decorativos e menos realistas.



"Starry Night"


"Cafe Terrace"


"Starry Night Over The Rhone"


"Almond Blossoms"


"Irises"


"The Old Tower in the Fields"


"The De Rujterkade in Amsterdam"


"Mountainous Landscape Behind Saint-Paul Hospital"




"The Potato Eaters"

Sem comentários:

Enviar um comentário